Nesta semana, o município de Mormaço foi palco de um importante evento de capacitação voltado para o desenvolvimento da criação de peixes local. Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, o curso de Piscicultura foi realizado através de uma parceria entre o Senar/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço e contou com o apoio da Secretaria de Agricultura do município.
O curso aconteceu na propriedade da Família Trindade, localizada na Comunidade de Água Branca, e foi ministrado pelo Professor e Instrutor do Senar, Miguel Sthal. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram acesso a conteúdos práticos e teóricos relacionados à criação de peixes, aprendendo sobre os principais aspectos da atividade, como manejo, alimentação e saúde dos peixes.
Segundo Miguel Sthal, a piscicultura é uma atividade com grande potencial econômico e pode ser uma importante fonte geradora de renda para os municípios. “A atividade pode sim ser incluída nas matrizes geradoras de renda de qualquer município”, afirmou o instrutor.
O curso foi uma oportunidade valiosa para os produtores locais, que puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a atividade e trocar experiências com outros profissionais do setor.
A organização do curso fez questão de agradecer à Família Trindade, em especial a Vinicius Trindade, por disponibilizar sua propriedade para a realização deste curso.